Desktop Banner

Programa EmCicla

Mobile Banner

O EmCicla é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE, para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010). A associação representa o comprometimento do setor de óleos vegetais com a Logística Reversa das embalagens de óleo comestível, pós-consumo.

 

Criado em 2018, o Programa EmCicla apoia projetos que promovem desde a educação ambiental para incentivar o descarte correto de resíduos, passando pela assessoria de municípios para a implementação da Coleta Seletiva inteligente, à gestão sustentável e inclusiva dos resíduos sólidos em cooperativas e/ou associações de catadores de recicláveis, além do atendimento à legislação de acordo com a responsabilidade compartilhada.

 

Atualmente, no guarda-chuva de parceiros do EmCicla estão o Programa Cidade+Recicleiros e a Polen, que atuam em diferentes etapas da cadeia de reciclagem, buscando sempre trazer adicionalidade ao sistema e gerar impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. A iniciativa setorial da ABIOVE está inserida na Coalizão Embalagens, grupo formado por 8 organizações representativas do setor empresarial de embalagens que, em 2015, assinou o acordo setorial federal para a implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Produtos não Perigosos. Esse acordo é um compromisso para implementar a Logística Reversa no Brasil e atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Coalizão Embalagens:

A Coalizão Embalagens é um grupo formado por 8 organizações do setor empresarial de embalagens. Uma destas organizações é a ABIOVE, que contribui com as ações do grupo voltadas à educação, conscientização, estrutura, capacitação e cooperação entre os envolvidos no processo de Logística Reversa. Em 2015, um passo importante foi dado com a assinatura de um acordo setorial, que tem como principal objetivo assegurar que embalagens sejam corretamente descartadas e recicladas.

No website da Coalizão Embalagens estão listadas todas as organizações de catadores apoiadas pelas associações aderentes, bem como as ações realizadas e material recuperado.

Usuárias de embalagens

Fabricantes de matérias-primas e/ou embalagens

Distribuidores de produtos industrializados

Empresas participantes

Parceiros do programa

Polen

Cleantech carioca, nascida com a proposta de transformar resíduos em oportunidades por meio da operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens em geral e do fortalecimento da cadeia de reciclagem.

Saiba Mais

Recicleiros

Organização que atua na implementação de programas de Coleta Seletiva e reciclagem em municípios brasileiros, por meio do desenvolvimento de políticas públicas, com foco na ampliação de resultados de reciclagem de maneira sustentável e rastreável.

Saiba Mais