Desktop Banner

Logística Reversa

Mobile Banner

O que é

Muitas vezes, resíduos sólidos não passam por um processo correto de descarte e acabam em aterros sanitários ou lixões. A Logística Reversa entra como uma solução para este problema, proporcionando o gerenciamento correto de um produto a partir de sua reutilização, reciclagem ou de seu reaproveitamento.

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva é uma das principais ferramentas utilizadas para um descarte sustentável de resíduos. Separar o que é reciclável e destiná-los corretamente, colabora com a diminuição dos impactos ambientais causados pelo consumo.
É comum a confusão da separação dos resíduos por cores. Diferente de alguns países, no Brasil a coleta não é realizada dessa forma, já que além de serem coletados juntos, nas cooperativas de reciclagem os resíduos são triados e separados conforme o tipo de material e sua respectiva venda.
Contudo, vale ressaltar que o padrão de cores é utilizado em grande parte do mundo. Além disso, a Resolução CONAMA nº 275, de 25 de abril 2001 estabeleceu o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, adotado na identificação de coletores.
Ou seja, o importante é separar os resíduos e encaminhá-los para a reciclagem, sejam por cores quando houver os coletores disponíveis ou descartar todos juntos em um coletor de recicláveis.

Papel
Vidro
Metal
Plástico

Cores que preservam

Papel

Recicláveis: jornais, revistas, folha de caderno, envelopes, papelão, celofane*, livros, sulfite.

Não recicláveis: papel sanitário, guardanapos, fita crepe, etiquetas adesivas.

Plástico

Recicláveis: embalagens como de produtos de limpeza e beleza, tubos, canos, sacolas e embalagens com papéis plastificados, metalizados ou parafinados, como de biscoitos*.

Não recicláveis: Isopor*, adesivos, espuma, acrílicos.

Vidro

Recicláveis: Embalagens de perfumes, desinfetantes, alimentos em conserva, além de copos, garrafas e potes.

Não recicláveis: Embalagens e ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas fluorescentes, vidros temperados planos, espelhos, cristal, tubos de TV.

Metal

Recicláveis: latinhas de alumínio ou de metal, tampa de garrafa, esquadria, molduras de quadros, clipes, grampos. Não recicláveis: esponja de aço.

Rresíduos ambulatoriais e de serviços de saúde.

Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação.

Resíduos perigosos.

Madeira.

Resíduos radioativos.

*As informações podem variar conforme a região, consulte a cooperativa mais próxima.

Sustentabilidade começa em casa

Nossas casas também são grandes produtoras de resíduos, por isso, quando o assunto é resíduos domésticos, é fundamental que separemos o que é reciclável, do que não é. Após essa separação, os resíduos vão para as cooperativas, que desempenham um papel fundamental de triagem e destinação final, direcionando resíduos sólidos passíveis de reciclagem para as indústrias recicladoras. Trata-se de um processo que só traz benefícios, como a redução da contaminação do meio ambiente, a diminuição na disseminação de doenças, e a geração de renda e novos postos de trabalho, o que auxilia a economia do país.

Responsabilidade compartilhada

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, por isso, a Logística Reversa não se faz de maneira isolada, mas sim com a contribuição de todos. Consumidores precisam dar o primeiro passo, separando embalagens de produtos para reciclagem. Estas embalagens passam por cooperativas, catadores, comércios atacadistas de recicláveis e pela indústria que fabrica produtos com materiais reciclados. Por fim, estes produtos são comercializados e chegam a você novamente. Viu como é um ciclo? E, neste processo, cada parte é importante e depende uma da outra. É importante contribuir também para que esta cadeia não pare. O assunto é tão sério e necessário que foi criada a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei 12.305/2010. Por meio de instrumentos que proporcionem a manipulação correta de resíduos sólidos no Brasil, a lei estimula o aumento da Coleta Seletiva e a consciência de responsabilidade compartilhada para o aumento da Logística Reversa.