; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;
Desktop Banner

Selo

Mobile Banner

Veja Como Reduzimos o Impacto
das Nossas Embalagens

7.8k
ton

30
total

281

+

286

5%
privado
cooperativas/
associações

95%

Fazendo do Mundo Um Lugar Melhor!

Compensando o impacto das suas embalagens, a ABIOVE evita a emissão de:

4.965,15

‍‍Toneladas de CO2 equivalente

Os processos de reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e metais podem ser extremamente eficientes. Alguns desses materiais podem retornar às cadeias de produção inúmeras vezes.

Além disso, a reciclagem contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa associadas à extração de recursos naturais escassos e com a disposição em aterros sanitários de resíduos.

Por exemplo, para cada tonelada de plástico reciclada, deixamos de emitir aproximadamente 4.965,15 toneladas de CO2 equivalente à atmosfera.

Como Funciona a Compensação

Fundada em 1981, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) representa 19 empresas produtoras de farelo, óleos vegetais e biodiesel. Ela coopera na execução das políticas do setor, promove programas de sustentabilidade e gera estatísticas para estudos setoriais.

A soja, girassol, mamona e milho são as principais commodities dessa área, das quais são extraídos óleos e gorduras utilizados no setor alimentício para uma variedade de produtos. A soja, em particular, é a oleaginosa mais produzida no Brasil, abastecendo o mercado interno com grãos, óleo comestível e biodiesel, além do farelo utilizado na produção de suínos e aves.

A ABIOVE tem como missão cooperar com políticas governamentais, promover a sustentabilidade e produtos brasileiros no mercado internacional, além de gerar estatísticas e estudos para apoiar estratégias setoriais.

Pensando nisso, em 2018, a ABIOVE criou o EmCicla, uma iniciativa desenvolvida para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

O programa apoia projetos de educação ambiental, assessoria de municípios para coleta seletiva, gestão sustentável de resíduos em cooperativas de catadores e o cumprimento da legislação.

O EmCicla tem como parceiros o Programa Cidade+Recicleiros e a Polen, e faz parte da Coalizão Embalagens, grupo de entidades que assinou um acordo setorial federal em 2015 para a implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Produtos não Perigosos, comprometendo-se a implementar a Logística Reversa no Brasil e cumprir a PNRS.

Empresas participantes